Quando a sociedade se vê discutindo algo do gênero e causando atrito por um motivo tão amplamente já discutido há um grande risco de se perder muito não só tempo, mas também relações, e até conhecimento na forma de pesquisas e análise mais raciocinadas.
Desde o fim da época medieval, uma das maiores lutas do ser humano é para conciliar Razão e Religião, buscando fortalecer uma Fé capaz de questionar quando necessário e capaz de aceitar o fato de que, os Céus utilizam de toda a criação para manter o equilíbrio e realizar as mais variadas tarefas.
Portanto, o fato do homem ser criado por Deus não exclui os fatos lógicos de uma evolução humana comprovada desde a época das cavernas até os dias de hoje.
Não se deve levar ao extremo nem uma nem outra teoria mas uma não deve também excluir a outra.
O imaginário humano permite se povoar por inúmeros universos desde o Lúdico da infância, o folclórico das tradições e superstições até às ponderações sobre o que é verdade ou mentira.
Cercear o pensamento nunca teve um bom resultado nas atuais civilizações.
Aprender é um processo que deve permitir a tolerância de alguns erros em detrimento de se conseguir um real acerto desde que sejam respeitados os devidos Limites com relação a particularidade de pensamento de cada um.
📷
Enfim, mesmo a maioria das religiões já atingiram a ideia comum de que, Darwin e outros cientistas do evolucionismo tem muito de prova científica que não pode ser simplesmente ignorada e que as próprias escrituras sagradas não perdem seu sentido quando são questionadas pois,
apesar da inspiração divina em suas páginas, há nelas também a mão humana utilizada para escrever e onde se encontram partes de um contexto ideológico e cultural da época, muito além do cerne das ideias e em alguns casos passando até pelo lado poético e imaginário dos escritores.
Seja Criacionista ou Evolucionista o ser humano só encontrará sua razão de viver provocando as devidas mudanças para que o mundo se torne melhor.
Comments